CRC realiza o primeiro Encontro de Software Livre

ESL

Realizou-se no dia 06/09/2014, no Centro de Recondicionamento de Computadores do Gama – CRC Gama, o 1º Encontro de Software Livre do Gama – ESL.

O ESL tem como o objetivo disseminar o Software Livre para a população – no caso, o GNU\Linux –, enquanto sistema operacional, assim como a utilização de ferramentas na área educacional e na conscientização ecológica.

O dia foi repleto de palestras, minicursos, oficinas e instalações, com uma sala exclusiva para Install Fest, um local onde os participantes puderam instalar qualquer software livre em seus computadores e receber orientações e demonstrações. O Evento foi gratuito.

Zélia dando palestra no CRC

A Coordenadora de formação do Centro de Recondicionamento de Computadores do Gama – Zélia Victorino – e os organizadores do evento – Henderson Matsuura e Reuber Silva –, fizeram a abertura do evento, apresentando o Projeto CRC. Logo em seguida iniciou-se o ciclo de palestras.

João Kzam fez uma palestra

O Palestrante João Kzam fez uma palestra com duas horas de duração, em um ambiente muito movimentado, sobre ferramentas de pesquisas, sites de busca e particularidades do Google. O público participou bastante, e houve tempo ainda para sorteio e promoção do seu próprio livro: “Google: muito além da busca”.

 

George H. Mendonça explanou sobre o Software Livre

George H. Mendonça explanou sobre o Software Livre, seus tipos e sobre a ferramenta WordPress, que, atualmente, é o gerenciador de conteúdo mais utilizado e implementado em sites pessoais. Mostrou várias configurações como: temas, inserção e exclusão de textos, imagens, medias, plugins e extensões.

Reuber Silva falou sobre as facilidades ao se manipular o ambiente de desenvolvimento EclipseReuber Silva falou sobre as facilidades ao se manipular o ambiente de desenvolvimento Eclipse, bem como as integrações nativas que o software oferece para se trabalhar com programação em várias linguagens.

Henderson Matsuura libreoffice CRC

 

Henderson Matsuura tem participação ativa na The document foundation, em-presa responsável pelo de-senvolvimento do LibreOffice, e mostrou várias funcionali-dades para o bom uso deste software, além de mostrar e comentar as novidades da versão maisrecente.

Eustáquio Guimarães, na palestra “Que tal um pequeno / grande servidor”, discorreu a reEustáquio Guimarães, na palestra “Que tal um pequeno / grande servidor”speito da febre dos novos mini-hardwares (Arduíno e Raspberry Py), que estão em ampla ascensão no mercado, seja para aprendizado ou mesmo para aplicações reais. Além disso, foi feita demonstração, em primeira mão, do uso e programação do Raspberry Py.

Wesley R. Sepuĺvida participou do evento abordando sobre a colaboração, licenças de Software Livre, distribuições específicas para educação e trabalhos especializados, além de recursos disponíveis nas principais distribuições educacionais, estatísticas econômicas na utilização de Software Livre nas escolas públicas e o elo entre o Software Livre e a Educação a Distância.

Marisa Silveira, integrante do Comitê de implementação de Software Livre no Governo Federal

Marisa Silveira, integrante do Comitê de implementação de Software Livre no Governo Federal, representante do Serpro, discorreu acerca da formação do comitê, seus objetivos e participação na implementação destes soft-wares em caráter governa-mental.

Uma das últimas palestras foi sobre educação, realizada por Adeilton Souza, cujo o tema foi “Programação como parte do projeto educacional”. Nesta palestra, foi falado sobre a importância da lógica de programação como ferramenta de aprendizagem nas escolas públicas e das iniciativas que colaboram com essa ideia, como o “code.org”, entre outras. Além disso, foram apresentados vídeos de países que estimulam essa prática.

Este foi o primeiro encontro de Software Livre do Gama-DF, e o saldo é bastante positivo. Durante todo o evento, os participantes tiveram acesso à rede sem fio. As dependências do CRC Gama tiveram grande movimentação e fluxo de pessoas durante todo o dia.

No encerramento do evento foi realizado o sorteio do Livro “Google: muito além  brindes de artesanato produzidos com peças de descarte de computadoresda busca”, de brindes de artesanato produzidos com peças de descarte de computadores, e DVDs com e-books. Ao final, houve uma breve divulgação de novos eventos de software livre.

Para mais informações sobre os todos os acontecimentos do evento e sobre os palestrantes, tais como: minicurrículos, palestras, áreas de atuação, acesse o site do evento: http://www.doity.com.br/encontro-software-livre