CRC realiza o primeiro Encontro de Software Livre

ESL

Realizou-se no dia 06/09/2014, no Centro de Recondicionamento de Computadores do Gama – CRC Gama, o 1º Encontro de Software Livre do Gama – ESL.

O ESL tem como o objetivo disseminar o Software Livre para a população – no caso, o GNU\Linux –, enquanto sistema operacional, assim como a utilização de ferramentas na área educacional e na conscientização ecológica.

O dia foi repleto de palestras, minicursos, oficinas e instalações, com uma sala exclusiva para Install Fest, um local onde os participantes puderam instalar qualquer software livre em seus computadores e receber orientações e demonstrações. O Evento foi gratuito.

Zélia dando palestra no CRC

A Coordenadora de formação do Centro de Recondicionamento de Computadores do Gama – Zélia Victorino – e os organizadores do evento – Henderson Matsuura e Reuber Silva –, fizeram a abertura do evento, apresentando o Projeto CRC. Logo em seguida iniciou-se o ciclo de palestras.

João Kzam fez uma palestra

O Palestrante João Kzam fez uma palestra com duas horas de duração, em um ambiente muito movimentado, sobre ferramentas de pesquisas, sites de busca e particularidades do Google. O público participou bastante, e houve tempo ainda para sorteio e promoção do seu próprio livro: “Google: muito além da busca”.

George H. Mendonça explanou sobre o Software Livre

George H. Mendonça explanou sobre o Software Livre, seus tipos e sobre a ferramenta WordPress, que, atualmente, é o gerenciador de conteúdo mais utilizado e implementado em sites pessoais. Mostrou várias configurações como: temas, inserção e exclusão de textos, imagens, medias, plugins e extensões.

Reuber Silva falou sobre as facilidades ao se manipular o ambiente de desenvolvimento EclipseReuber Silva falou sobre as facilidades ao se manipular o ambiente de desenvolvimento Eclipse, bem como as integrações nativas que o software oferece para se trabalhar com programação em várias linguagens.

Henderson Matsuura libreoffice CRC

Henderson Matsuura tem participação ativa na The document foundation, em-presa responsável pelo de-senvolvimento do LibreOffice, e mostrou várias funcionali-dades para o bom uso deste software, além de mostrar e comentar as novidades da versão maisrecente.

Eustáquio Guimarães, na palestra “Que tal um pequeno / grande servidor”, discorreu a reEustáquio Guimarães, na palestra “Que tal um pequeno / grande servidor”speito da febre dos novos mini-hardwares (Arduíno e Raspberry Py), que estão em ampla ascensão no mercado, seja para aprendizado ou mesmo para aplicações reais. Além disso, foi feita demonstração, em primeira mão, do uso e programação do Raspberry Py.

Wesley R. Sepuĺvida participou do evento abordando sobre a colaboração, licenças de Software Livre, distribuições específicas para educação e trabalhos especializados, além de recursos disponíveis nas principais distribuições educacionais, estatísticas econômicas na utilização de Software Livre nas escolas públicas e o elo entre o Software Livre e a Educação a Distância.

Marisa Silveira, integrante do Comitê de implementação de Software Livre no Governo Federal, representante do Serpro, discorreu acerca da formação do comitê, seus objetivos e participação na implementação destes soft-wares em caráter governa-mental.

Uma das últimas palestras foi sobre educação, realizada por Adeilton Souza, cujo o tema foi “Programação como parte do projeto educacional”. Nesta palestra, foi falado sobre a importância da lógica de programação como ferramenta de aprendizagem nas escolas públicas e das iniciativas que colaboram com essa ideia, como o “code.org”, entre outras. Além disso, foram apresentados vídeos de países que estimulam essa prática.

Este foi o primeiro encontro de Software Livre do Gama-DF, e o saldo é bastante positivo. Durante todo o evento, os participantes tiveram acesso à rede sem fio. As dependências do CRC Gama tiveram grande movimentação e fluxo de pessoas durante todo o dia.

No encerramento do evento foi realizado o sorteio do Livro “Google: muito além  brindes de artesanato produzidos com peças de descarte de computadoresda busca”, de brindes de artesanato produzidos com peças de descarte de computadores, e DVDs com e-books. Ao final, houve uma breve divulgação de novos eventos de software livre.

Para mais informações sobre os todos os acontecimentos do evento e sobre os palestrantes, tais como: minicurrículos, palestras, áreas de atuação, acesse o site do evento: http://www.doity.com.br/encontro-software-livre