CRC realiza o segundo Encontro de Software Livre

II ESL

No sábado 13/06/2015 aconteceu no CRC – Centro de Recondicionamento de Computadores do Gama, o II ESL (Encontro de Software Livre), sendo um sucesso e tendo a presença de membros das comunidades livres sendo elas: LibreOffice, Grupo de Usuários de WordPress Goiano, Joomla Candando, Comunidade GNU\Linux SempreUpdate, Anapolivre, Comunidade Mozilla.

O Evento contabilizou a realização de 16 palestras e 14 palestrantes. As palestras foram transmitidas ao vivo pelo site da atitude no ar (http://www.atitudenoar.com.br), uma grande parceira do evento. Além da transmissão, tivemos o tradicional InstallFest que é sempre um sucesso. Das palestras que ocorreram podemos destacar as do LibreOffice no mundo Corporativo, WordPress, Joomla, Big Data, DNS, Squid e Google: Muito Além da Busca.

A abertura oficial ocorreu ás 09:00 com a palavra do gerente técnico do CRC Gama – Marcus Lopes, a presidente da AFAGO – Vanda Araújo, a organização do ESL representado pelo Henderson Matsuura, onde foi mostrado os objetivos do Centro de Recondicionamento, da AFAGO/DF e do II Encontro de Software Livre.

Logo os participantes dirigiram-se às salas onde ocorreram as palestras, neste evento foram distribuídas as salas Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Install Fest e Auditório.

Na sala Ubuntu as atividades começaram com a palestra Porque Usar Software Livre com Thiago Matos, onde falou-se sobre as possibilidades de uso que o software livre promove, bem como casos de softwares equivalentes para realizar as atividades do dia a dia. Na parte da tarde houve mais uma palestra sobre Big Data, com Francisco Teixeira, este tema que está sendo muito debatido no cenário corporativo mundial atual, a apresentação contou ainda com uma atividade prática em ferramentas para manipulação de dados em bancos robustos. Para finalizar o dia mais uma palestra sobre o joomla, que é um dos cms mais utilizados para o gerenciamento de sites, o autor e apresentador foi o Jonatas da comunidade Joomla Calango.

Na sala Fedora começou, também logo após a abertura, com palestra sobre DNS com o Luiz Guilherme que é especialista em segurança da informação, seguida por palestras sobre o histórico do software livre no mundo apresentado pelo George Mendonça, que já emendou uma oficina sobre wordpress. Carlos Oliveira seguiu a programação da sala falando sobre desenvolvimento de aplicações para smartphones encerrando as atividades nesta sala.

Em outro espaço, na sala Linux Mint, o ciclo de palestras começou às 10:00 com o Luis Guilherme fazendo a palestra de squid, mostrando recursos para administrar a banda e o acesso a internet. O evento, nessa sala, seguiu com o Sylvio Lima demonstrando um caso de implantação de software livre em todos as esferas do ambiente de trabalho, falou-se sobre a cultura da empresa e aspectos de treinamento para lidar com o software livre. No período vespertino seguiu com as palestras da equipe do portal do software público falando sobre a importância desse recurso para difundir o software livre no governo federal. A última apresentação deste espaço foi do Henderson mostrando novos recursos do libre office e falando sobre as perspectivas do projeto.

A última palestra do evento foi sobre o google, do João Kzam, abordando sobre ferramentas de pesquisas, sites de busca, principalmente o mais utilizado do momento que é o Google, além de características da web. Após esta apresentação o evento encerrado com fala da Zélia Victorino, coordenadora do projeto, Henderson Matsuura, e com sorteio de brindes.

Compareceu ao evento educandos e ex-educandos do CRC, alunos de outras universidades do gama e uma caravana do IFGO com 17 estudantes que, com certeza, saíram do II ESL com outra visão acerca dos benefícios do software livre e com inúmeros aplicativos instalados.

As fotos estão no facebook do CRC Gama: www.facebook.com/crcgamadf

Os certificados já foram liberados e podem ser acessados pelo link:

https://doity.com.br/ii-encontro-software-livre/certificados